A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
03 de agosto de 2022 as 08:16 / Geral

SERVENTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ESTAÇÃO RECEBEM FORMAÇÃO

 

Nos dias 25 e 26 de julho de 2022, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Estação proporcionou uma formação para as serventes municipais com a instrutora do SENAR – Marinez Demarco – em parceria com o Sindicato Rural de Getúlio Vargas, tendo como tema principal: “Produção caseira da mandioca e seus derivados”.

O curso foi realizado nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Nascimento Giacomazzi e visa atender a nova resolução Nº 06/2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. O PNAE tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar / nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.
Essa formação, busca, também, ampliar o conhecimento das serventes no que diz respeito as preparações que têm como base a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados, de modo a respeitar as necessidades nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar local, a sustentabilidade, a sazonalidade e a diversificação agrícola da região. Desta forma, utilizou-se como matéria prima a mandioca. Esse alimento possui inúmera versatilidade para ser inserida na alimentação. Destacando maior diversidade para incluir nos cardápios escolares. Além disso, por não conter glúten pode ser ofertado a escolares com sensibilidade e/ou alergia ao glúten.

Segundo a nutricionista da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Fabiele Witschinski, com essa formação as serventes agregaram conhecimentos relativos as exigências legais que são ampliadas e modificadas constantemente e, também, para aprender novas preparações que visem ofertar um cardápio mais variado, nutritivo e saudável no âmbito escolar, promovendo crescimento e desenvolvimento de acordo com cada criança.


Notícias Semelhantes
Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337-1166 / 1164
E-mail: ouvidoria.pmestacao@gmail.com
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:15 às 17:15