A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
22 de junho de 2022 as 09:46 / Geral

PROJETO MELHORES AMIGOS DE ESTAÇÃO – CASTRAÇÃO em FÊMEAS e CUIDADO COM BEM-ESTAR ANIMAL

 
A Gestão Municipal de Estação buscando proporcionar o bem-estar animal e visando reduzir a taxa reprodutiva, contribuindo assim para o controle populacional de cães e gatos – fêmeas – em nossa cidade, aderiu ao PROJETO MELHORES AMIGOS DE ESTAÇÃO. Projeto este realizado pela Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social – Estado do RS, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Estação, que teve início em março deste ano com o cadastramento de animais/tutores interessados em realizar a castração. Até o momento (junho/22), já foram cadastrados 168 animais, sendo que 155 já realizaram o procedimento. Todos os procedimentos são realizados em Clínicas e no Hospital Veterinário, contratado pela Prefeitura Municipal de Estação, por meio de chamamento público, seguindo as diretrizes da lei.
 
O projeto visa atender tutores de pets fêmeas, pertencentes às famílias de baixa renda (renda familiar de até 3 salários mínimos/ com cadastro no Bolsa Família/Tarifa Social), que residam no município e também pets domiciliados/resgatados através da AEPA BICHO FELIZ – Associação Estaçonense de Proteção dos Animais, a qual engajou no projeto juntamente com a administração.
 
Sabedores que hoje em dia a maioria das famílias tem animal de estimação faz-se necessário que o poder público tenha um olhar mais atento para esta questão. Estação já possui um projeto municipal, onde utiliza somente recursos próprios em defesa da causa animal e tem como meta alavancar as políticas públicas voltada ao cuidado pet.
 
Os investimentos até o momento com a causa animal já ultrapassam 75 mil reais. Sendo recursos aportados pelo estado no valor de 35 mil reais + contrapartida de 13 mil do município, isto dentro do projeto “Melhores Amigos de Estação” – totalizando 48 mil reais. Além disso, foram investidos pelo município + 11.600 reais em procedimentos que se fizeram necessários no momento da castração.
 
Deste o início da gestão foi ampliado o investimento mensal para o cuidado com a saúde animal destinando o valor de 1.400 reais/mês, para o Hospital Veterinário realizar procedimentos indispensáveis ao bem-estar pet, fortalecendo também a parceria com a ONG – AEPA BICHO FELIZ. Todo este investimento reduz uma série de problemas oriundos da saúde animal.

Notícias Semelhantes
Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337-1166 / 1164
E-mail: ouvidoria.pmestacao@gmail.com
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:15 às 17:15