A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
21 de junho de 2018 as 09:44 / Geral

Projeto Municipal de Educação Fiscal de Estação é destaque no 66ª Reunião do Grupo Nacional de Educação Fiscal em Minas Gerais

Entre os dias 22 e 24 de maio, a sediou a 66ª reunião do Grupo Nacional de Educação Fiscal (GEF), em Belo Horizonte. No evento, representantes nacionais das diversas instituições que integram o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) trocaram experiências e discutiram as estratégias de ações junto ao público-alvo do grupo, a saber: sociedade, escolas e servidores públicos.

Como programa, o PNEF representa a união de forças entre estados, municípios e diversas instituições federais que visa conscientizar a sociedade a respeito da Educação Fiscal. Por meio de cursos presenciais e a distância, gestores públicos e educadores são capacitados, para disseminarem localmente os conceitos do PNEF.

Acredita-se que, em meio a um Brasil cheio de incertezas e grandes desafios, o Programa de Educação Fiscal seja uma excelente alternativa positiva para o país. Ele se constitui num dos alicerces para o desenvolvimento econômico e social dos brasileiros, por abordar temas como cidadania, ética e pensamento coletivo.

O coordenador do Grupo de Educação Fiscal Estadual do RS (GEFE/RS), Randal Guimarães, lembra que todos os serviços públicos prestados à população são custeados com recursos dos tributos e que cabe aos cidadãos definirem as prioridades de investimentos e fiscalizarem a sua correta aplicação. “Muita gente diz que não vê retorno dos tributos pagos, mas a população precisa acompanhar onde o dinheiro que ela paga a título de impostos, taxas e contribuições é investido pela administração pública. Isso é o exercício da cidadania. O papel da educação fiscal é despertar essa consciência com ações junto à sociedade”, afirma.

Nos últimos quinze anos, grande parte dos cerca de 500 municípios do Rio Grande do Sul vem promovendo ações de educação fiscal (reuniões técnicas, palestras, seminários, entrevistas, blitze educativas etc.), em parceria com o governo do Estado. Desses municípios, 230 já possuem lei instituindo o programa.

Educação

Além de ações junto ao público em geral, uma atenção especial é dada às escolas, onde diretores e professores são capacitados e incentivados a promover, de forma transversal, atividades de educação fiscal com os alunos. O Prêmio Nacional de Educação Fiscal, que ocorre anualmente e reconhece as iniciativas exitosas teve, na sua última edição, em 2017, o município de Estação/RS premiado em 2º lugar na categoria “Instituições”, com um excelente projeto de cidadania.

A premissa do projeto premiado é que cada munícipe venha a exercer a cidadania de forma eficiente e participativa. Reconhecer a função socioeconômica dos tributos, bem como participar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos constituem os três pilares da educação fiscal e as bases da formação de um bom cidadão. Como ponto de partida, os valores de ética, honestidade, transparência e responsabilidade fiscal são trabalhados nas disciplinas curriculares, dentre outras atividades específicas.

 

 


Notícias Semelhantes
Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337-1166 / 1164
E-mail: ouvidoria.pmestacao@gmail.com
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:15 às 17:15