Prefeitura Municipal de Estação realiza contrato com Hospital Veterinário para controle de natalidade de animais domésticos e atendimento de animais silvestres e equinos.
A Prefeitura Municipal de Estação, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou contrato com o Hospital Veterinário São Francisco de Assis, para a realização de consultas e castrações de animais domésticos para animais que possuem tutores de baixa renda.
Além de castrações gratuitas de cães e gatos, o convênio oferece gratuitamente a castração de equinos, além de procedimentos cirúrgicos em animais errantes. Também serão atendidos animais silvestres que encontram-se feridos, sendo que esses animais após sua completa recuperação serão devolvidos a natureza.
Os tutores que tiverem interesse em realizarem a castração, deverão se dirigir ao Departamento de Meio Ambiente do Município que solicitará documentos que comprovem a baixa renda do tutor para assim, realizar o agendamento da consulta ou cirurgia.
O objetivo deste contrato é prevenir a procriação excessiva, a disseminação de doenças, bem como diminuir o número de animais em abrigos das ONGs.
Vantagens da castração:
– Previne e reduz o risco de doenças entre os animais e que podem ser transmitidas ao homem;
– Reduzir a superpopulação de cães e gatos errantes;
– Reduzir os custos atrelados a manutenção de animais atendidos por Ongs de proteção de animais;
– Reduzir o abandono, morte por fome, doenças ou descaso com animais que procriam de forma descontrolada.
A verba destinada para este programa é recurso próprio do Departamento de Meio Ambiente na qual só podem ser utilizados para projetos ambientais, com a prévia aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente. O projeto atende a Lei Federal nº 13.426 de 30 de março de 2017, que dispõe sobre a política de controle de natalidade de cães e gatos e dá outras providências.