Alunos dão lição de Educação Fiscal e cidadania em caminhada pelas ruas da cidade
Ter consciência fiscal é fazer-se presente, desenvolver o espírito crítico e participativo, comprometer-se e entender que, ao exercermos nossos direitos e deveres, temos nossa cidadania garantida.
Pensando nisso, os alunos do 3º ano com a Professora Renata Sanches Regauer, do 5º ano A com a Professora Adriana Brunetto e 5º ano B com a Professora Margarete Jaqueline Barancelli, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Cecconelo, realizaram uma caminhada pelas ruas da cidade para divulgar o Projeto de Educação Fiscal e conscientizar a população estaçonense da importância de pedir nota fiscal, aumentando assim o ICMS do município, incentivando a população para o cadastro do programa de Nota Fiscal Gaúcha.
A Coordenadora do Projeto Municipal de Educação Fiscal, Professora Caroline Tonin Cadorin, que acompanha todas as atividades realizadas, salienta que “este trabalho vem contribuir de forma positiva para o desempenho do cidadão na sociedade, evidenciando seu papel como agente de transformação do meio em que vive através de uma atuação consciente e eficaz. As atividades que estão sendo realizadas nas escolas, pelos professores, principalmente, têm desencadeado a consciência e o conhecimento acerca do assunto nas crianças, que passam a disseminar conhecimento, a começar pelas suas famílias, quando comentam as atividades realizadas na escola pelos professores juntamente com os colegas. É evidente o envolvimento das crianças, e sabemos que são elas os cidadãos que tem a maior capacidade de adquiri uma consciência crítica cidadã, pois começam a discutir o tema desde cedo”.