Educação Inclusiva é um processo em que amplia a participação de todos os alunos nos estabelecimentos de ensino regular, garantindo o acesso de todas as pessoas com dificuldades de aprendizagem e especiais ao sistema educacional público, bem como disseminar a política de construção de sistemas educacionais inclusivos. O CAP – Centro de Apoio à Aprendizagem de Estação atua com salas de apoio pedagógico e sala multifuncional. A partir de 2017, o CAP conta com uma equipe multidisciplinar e está atendendo toda a demanda de alunos com dificuldades de aprendizagem, necessidades especiais e atendimentos na área de fonoaudiologia e psicologia. Também contamos com a parceria da Assistência Social, Conselho Tutelar e serviços de Neurologia e Oftalmologia com a Unidade Básica de Saúde.
As salas contam com equipamentos de informática, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, integrando alunos por meio da política de educação inclusiva. São salas com materiais diferenciados e profissionais preparados especificamente para o atendimento às diversas necessidades educativas especiais.
As professoras Janete Jurema da Silva e Valentina Rogalski realizam atendimentos individuais e grupais cujo objetivo é desenvolver competências e habilidades dos alunos, oferecendo suporte necessário aos professores da sala de aula regular, para um melhor aproveitamento no processo ensino-aprendizagem.
De acordo com a Coordenadora Pedagógica do CAP, professora Caroline Tonin Cadorin, “Hoje não podemos pensar em adaptação para as dificuldades e sim projetar ambientes e atividades que possam incluir qualquer pessoa e a escola deve oferecer todas as condições a fim de que o aprendizado seja efetivo. A principal ferramenta para isso é o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O AEE deve se articular à proposta pedagógica do ensino regular e utilizar as salas de apoio pedagógico e de recursos multifuncionais organizadas de forma que consigam eliminar as barreiras”.