A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
12 de junho de 2017 as 10:11 / Geral

UM NOVO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Educação Inclusiva é um processo em que amplia a participação de todos os alunos nos estabelecimentos  de ensino regular, garantindo o acesso de todas as pessoas com dificuldades de aprendizagem e especiais ao sistema educacional público, bem como disseminar a política de construção de sistemas educacionais inclusivos. O CAP – Centro de Apoio à Aprendizagem de Estação atua com salas de apoio pedagógico e sala multifuncional. A partir de 2017, o CAP conta com uma equipe multidisciplinar e está atendendo toda a demanda de alunos com dificuldades de aprendizagem, necessidades especiais e atendimentos na área de fonoaudiologia e psicologia. Também contamos com a parceria da Assistência Social, Conselho Tutelar e serviços de Neurologia e Oftalmologia com a Unidade Básica de Saúde.

As salas contam com equipamentos de informática, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, integrando alunos por meio da política de educação inclusiva. São salas com materiais diferenciados e profissionais preparados especificamente para o atendimento às diversas necessidades educativas especiais.

As professoras Janete Jurema da Silva e Valentina Rogalski realizam atendimentos individuais e grupais cujo objetivo é desenvolver competências e habilidades dos alunos, oferecendo suporte necessário aos professores da sala de aula regular, para um melhor aproveitamento no processo ensino-aprendizagem.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica do CAP, professora Caroline Tonin Cadorin, “Hoje não podemos pensar em adaptação para as dificuldades e sim projetar ambientes e atividades que possam incluir qualquer pessoa e a escola deve oferecer todas as condições a fim de que o aprendizado seja efetivo. A principal ferramenta para isso é o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O AEE deve se articular à proposta pedagógica do ensino regular e utilizar as salas de apoio pedagógico e de recursos multifuncionais organizadas de forma que consigam eliminar as barreiras”.

 


Notícias Semelhantes
Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337.1166 / 1164
E-mail: ouvidoria.pmestacao@gmail.com
Expediente:
8:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30