A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
30 de outubro de 2016 as 19:26 / Geral

Prefeitura de Estação realiza reposição florestal urbana

Foi realizado o plantio de 270 espécies arbóreas nativas no Município de Estação. A ação priorizou áreas com constante circulação de pessoas, a fim de intensificar os benefícios da arborização.  A definição das espécies e dos locais de plantios ocorreu através de uma decisão conjunta entre a RGE e o órgão ambiental do Município, que foram parceiros para a realização desta atividade.

Para a seleção de espécies, foi estabelecido critérios, nos quais consideram-se características relacionadas ao porte arbóreo, tamanho das copas, presença de flores e frutos, resistência ao clima, crescimento radicular, características morfológicas, ocorrência de fiação aérea, tubulação subterrânea, índice de fertilidade e profundidade do solo. As espécies utilizadas para arborização foram: Araçá, Cerejeira, Chal- Chal, Ingá-feijão, Ipê-roxo, Ipê-amarelo, Pitanga, Quaresmeira, Salgueiro, Guabiju, Canafístula e Pata-de-vaca

As árvores exercem importante função ecológica na composição atmosférica urbana reduzindo a poluição por meio de processos de oxigenação, no clima e microclima contribui para o aumento da umidade relativa do ar, reduzindo a temperatura, reduz a incidência direta de luminosidade solar e reduz a velocidade dos ventos.

Com relação ao solo e a vegetação, exercem a função de manter a permeabilidade e a fertilidade do solo. Contribuem também para o balanço hídrico, aumentando a infiltração da água da chuva, facilitando a recarga do lençol freático. Fornecem abrigo a fauna, proporcionado maior equilíbrio das cadeias alimentares reduzindo pragas e agentes vetores de doenças, amortecem ruídos sem contar o embelezamento paisagístico que proporcionam.

 

20161026_165520 20161026_142251


Notícias Semelhantes
Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337.1166 / 1164
E-mail: ouvidoria.pmestacao@gmail.com
Expediente:
8:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30