A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
04 de fevereiro de 2016 as 00:00 / Saúde

Atividades da Academia da Saúde de Estação

O Programa Academia de Saúde foi lançado pelo Ministério da Saúde em 2011 como estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros. Seu objetivo é promover práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população. Para tanto, o Programa promove a implantação de polos de Academia da Saúde, que são espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.

A ideia do programa surgiu inspirada em algumas iniciativas que vinham sendo desenvolvidas em Recife, Curitiba, Vitória, Aracaju e Belo Horizonte. Essas experiências locais tinham em comum a prática da atividade física e outras práticas corporais, a presença de profissionais orientadores, o uso e a potencialização de espaços públicos como espaços de inclusão, de participação, de lazer, de promoção da cultura da paz, além de serem custeadas e mantidas pelo poder público. A avaliação positiva dessas experiências reforçou a ideia do fortalecimento de iniciativas semelhantes em todo o país, na forma de um programa nacional de âmbito do Sistema Único de Saúde.
Na mesma época, o Ministério da Saúde, em relação à atenção à saúde, discutia a formação de Redes de Atenção à Saúde e conduzia o processo de implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), como uma das principais ações de Atenção Básica. Com isso, a corresponsabilidade na produção do cuidado e a importância da multiprofissionalidade ganharam destaque. No campo da vigilância, aparecia a necessidade de fomentar ações de prevenção e controle de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT), apontando a atividade física e as práticas corporais como as principais ações de intervenção sobre os fatores de risco destas doenças.

Na academia de saúde do município de Estação, o educador físico terá as funções de orientar e acompanhar a população na realização de atividades físicas, nas suas diversas manifestações – ginástica, exercícios físicos, desportos, jogos, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano, além de outras práticas corporais- tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e o reestabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisio-corporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida e prevenção as doenças; orientar a realização de atividades físicas junto aos aparelhos instalados na Academia de Saúde; desenvolver ações conjuntas com as ESF para a prevenção de deficiências em todas as fases do ciclo de vida dos indivíduos; acolher os usuários que requeiram cuidados, fornecendo orientações, atendimento, acompanhamento, de acordo com a necessidade dos usuários e a capacidade instalada na Academia de Saúde e UBS; participar das atividades administrativas, de controle e de apoio referentes a sua área de atuação; realizar outras atribuições compatíveis com a função, especialização profissional e diretrizes do Programa Academia da Saúde, e Programa de Saúde da Família.


Academia de Saúde: Profissional de Educação Física na Saúde

Será realizado atendimento ao público como forma de atividades físicas, como alongamentos, musculação, correção de postura, verificação de pressão arterial, encaminhamento para outros profissionais quando necessário.

Os horários de atendimento serão:

Segunda feira – 07h30min às 11:30min

Terça feira – 07h30min às 11:30min

Quarta feira – 07h30min às 09h30min – Atendimento na Academia de Saúde
09h30min às 11h30min – Lançamentos das aulas e planejamentos

Quinta feira – 17h às 21h

Sexta feira – 17h ás 21H

Serão atendidos 6 pessoas por hora com duração de 45 minutos de exercícios e 15 minutos de organização de atividades dos grupos.
As inscrições para participação das atividades serão feitas na UBS Central até o dia 29 de fevereiro, e prorrogadas conforme desistência ou disposição de vagas.


Notícias Semelhantes
Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337-1166 / 1164
E-mail: ouvidoria.pmestacao@gmail.com
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:15 às 17:15