Consulta Popular 2015 acontece nesta quarta feira, dia 19
A votação de prioridades da Consulta Popular ocorre nesta quarta-feira (19), quando eleitores de todo o Rio Grande do Sul poderão escolher as demandas mais importantes para o desenvolvimento de sua região. A votação poderá ser feita em urnas presenciais, que serão instaladas em todos os municípios do Estado, ou pela internet, no site www.consultapopular.rs.gov.br.
O processo é organizado pela Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional (Seplan) e pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Podem participar eleitores com domicílio eleitoral na região geográfica do Corede correspondente.
Das 28 regiões do Estado, 17 já definiram suas prioridades e tiveram as cédulas de votação aprovadas. Cada região escolherá uma demanda de saúde, uma de educação e duas nas demais áreas. As que forem escolhidas serão incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano, a ser encaminhada pelo Executivo à Assembleia Legislativa até 15 de setembro. O governo do Estado está destinando R$ 60 milhões para obras da Consulta Popular em 2016.
Como participar da Consulta Popular
Dia da votação: 19 de agosto
Como votar: em urnas presenciais, em todos os municípios do Estado, ou pela Internet, no site www.consultapopular.rs.gov.br
A Prefeitura de Estação estará disponibilizando computadores para a população realizar a votação online. Os PCs estarão disponíveis na Biblioteca Pública Municipal, no CRAS (junto a Ferroviária), no Posto de Saúde 1, e no refeitório do Frigorífico.
Horário: os pontos de votação funcionarão entre as 7h e as 18h
A votação pela internet estará disponível das 7h às 23h59 do dia 19 de agosto, no sitewww.consultapopular.rs.gov.br
Quem pode votar: Estão habilitados os eleitores com domicílio eleitoral na região geográfica do Corede correspondente.
Documentos necessários:
Para votar na Internet: será preciso informar o número do título de eleitor. Se o cidadão não tiver o número em mãos, poderá consultar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em um link que estará disponível no próprio ambiente de votação.
Como consultar o Corede de seu município: colocar o nome do seu município na ferramenta localizada na página inicial do site www.consultapopular.rs.gov.br.
O município de Estação pertence ao Corede Norte, que deve ser selecionado no momento da votação.
O que será votado: os eleitores poderão escolher até quatro demandas entre as incluídas na cédula de votação, da seguinte forma:
a) uma demanda na área da saúde
b) uma demanda na área da educação
c) duas demandas nas demais áreas.
Sugestão de prioridades a serem votadas: A Administração Municipal de Estação destaca algumas sugestões de prioridades a serem votadas, que poderão beneficiar o nosso município.
Na área de Educação, o item 1, que destinará R$10.000,00 para as escolas do município, para aquisição de equipamentos eletrônicos e mobiliário básico. As escolas beneficiadas seriam Emilio Tagliari, Francisco de Assis e Maria Nascimento Giacomazzi.
Na área da Saúde, o item 4, que destinará verbas para hospitais da nossa região como por exemplo o Hospital São Roque de Getúlio vargas e o Hospital São José de Sertão.
Em Demais Áreas, os itens sugeridos são 5 (correção do solo), 8 (apoio ao desenvolvimento da produção leiteira e da pecuária familiar), 12 (desenvolvimento econômico), 13 (desenvolvimento rural), 14 (saúde), 19 (esporte, lazer e turismo).
Como acompanhar o resultado da votação: as demandas eleitas serão divulgadas pelos Coredes e estarão no site www.consultapopular.rs.gov.br
Mais informações: www.consultapopular.rs.gov.br