A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
21 de maio de 2015 as 00:00 / Geral

22 de maio: Dia Mundial da Biodiversidade

Nesta sexta feira, dia 22 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Biodiversidade. Estima-se que existam mais de 20 milhões de espécies animais e vegetais no mundo. A variedade de biomas reflete a enorme riqueza da flora e da fauna brasileira, elevando o Brasil ao posto de principal nação entre os 17 países com maior biodiversidade. O país abriga também uma rica sociobiodiversidade, representada por mais de 200 povos indígenas e por diversas comunidades, como quilombolas, caiçaras e seringueiros, para citar alguns que reúnem um inestimável acervo de conhecimentos tradicionais sobre a conservação da biodiversidade.

Como se sabe, a biodiversidade ocupa lugar importantíssimo na economia nacional: o setor de agroindústria, sozinho, responde por cerca de 40% do PIB brasileiro (calculado em US$ 866 bilhões em 1997); o setor florestal, por sua vez, responde por 4%; e o setor pesqueiro, por 1%. Na agricultura, o Brasil possui exemplos de repercussão internacional sobre o desenvolvimento de biotecnologias que geram riquezas por meio do adequado emprego de componentes da biodiversidade.

Produtos da biodiversidade respondem por 31% das exportações brasileiras, com destaque para o café, a soja e a laranja (Fonte: Ministério do Meio Ambiente).  Além disso, grande parte da população brasileira faz uso de plantas medicinais para tratar seus problemas de saúde. Por tudo isso, o valor da biodiversidade é incalculável.

A redução da biodiversidade compromete a sustentabilidade do meio ambiente, a disponibilidade de recursos naturais e, assim, a própria vida na Terra. Sua conservação e uso sustentável, ao contrário, resultam em incalculáveis benefícios à Humanidade.

A exuberante diversidade biológica global vem sendo dramaticamente afetada pelas atividades humanas ao longo do tempo e hoje a perda de biodiversidade é um dos problemas mais contundentes a acometerem a Terra. A crescente taxa de extinção de espécies  que estima-se estar entre mil e 10 mil vezes maior que a natural demonstra que o mundo natural não pode mais suportar tamanha pressão.

Vamos refletir sobre o valor da biodiversidade e a agir para protegê-la. E a hora de agir é agora.


Texto: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Estação


Notícias Semelhantes
Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337-1166 / 1164
E-mail: ouvidoria.pmestacao@gmail.com
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:15 às 17:15