A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
08 de maio de 2015 as 00:00 / Geral

1º Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Cevada em Estação foi sucesso de público

Durante toda esta sexta feira, dia 08 de maio, Estação sediou um importante evento voltado para o desenvolvimento da agricultura em nossa região. O 1º Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Cevada foi realizado na Comunidade de Vista Alegre, interior do município, e reuniu aproximadamente 400 pessoas.

O Fórum iniciou às 08 horas da manhã, com a recepção dos participantes que chegaram de diversas cidades da região. O público era composto em sua maioria por produtores rurais, estudantes das diversas áreas da agricultura, agrônomos e demais profissionais ligados ao setor. Eles foram recebidos com café da manhã logo na chegada.

O prefeito de Estação Geverson Zimmermann fez a abertura saudando todos os participantes. Dentre os presentes, estavam alguns dos idealizadores do evento, como Sr. Luiz Carlos da Silva, presidente da ACCIAS de Getúlio Vargas, Sr. Sidnei Beledelli presidente do Sindicato Rural, Euzébio Rodigheiro presidente do Sicredi Estação, Paulo Silva supervisor regional da Emater, além de dirigentes e representantes de empresas, autoridades e prefeitos da região.

A primeira palestra do dia foi com o Dr. Carlos Alberto Forcelini, engenheiro agrônomo, mestre e doutor em fitopatologia. Ele falou sobre o manejo de doenças em trigo e em cevada. Em seguida, foi a vez do palestrante Lorenzo Mattioni Viecili, engenheiro agrônomo e gerente comercial da Biotrigo. Ele destacou os avanços na qualidade industrial do trigo. Ainda pela manhã, foi realizada a palestra do Dr. Euclydes Minella, pesquisador da Embrapa Trigo. Dr. Euclydes falou aos participantes sobre a qualidade do grão da cevada.

Após as três primeiras palestras da manhã, foi aberto um espaço para questionamentos por parte do público, que pode esclarecer dúvidas diretamente em um bate papo com os palestrantes. Em seguida, todos os presentes dirigiram-se a um segundo ambiente montado para o almoço. O churrasco foi servido pela equipe da Comunidade de Vista Alegre.

A partir das 13h30min foram retomadas as atividades. A primeira palestra da tarde foi com o Dr. Walter Von Muhlen Filho, mestre em Agronegócios pela Kansas State University e participante do programa de agronegócio da Universidade de Harvard. Dr. Walter destacou as perspectivas para a comercialização do trigo para a safra 2015/2016. Fechando as palestras do dia, o Dr. Dirceu Neri Gasser, engenheiro agrônomo e membro do Conselho Científico para Agricultura Sustentável, falou sobre o manejo do trigo e da cevada para altos rendimentos.

Todos os palestrantes destacaram e parabenizaram a organização do 1º Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Cevada, que já se consolida como um dos mais importantes eventos voltados para o setor agrícola do estado. Juntamente com o Fórum do milho já realizado em Getúlio Vargas, e da soja em Ipiranga do Sul, o evento desta sexta feira mostra como a comunidade regional está engajada na qualificação profissional do produtor rural. Outros eventos como este já estão sendo desenvolvidos, e serão divulgados em breve.

A organização do evento agradece a participação de todas as pessoas que estiveram presentes, em especial aos que se engajaram para que o Fórum em Estação fosse sucesso de público, principalmente pela alta qualificação de suas palestras.


Notícias Semelhantes
Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337-1166 / 1164
E-mail: ouvidoria.pmestacao@gmail.com
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:15 às 17:15