Município de Estação realiza trabalho de prevenção ao mosquito borrachudo
A Prefeitura Municipal de Estação em parceria com a EMATER aderiu neste ano ao Programa Estadual de Controle do Simulídeo (mosquito borrachudo). No Rio Grande do Sul (RS), o ataque de insetos da família Simuliidae (DIPTERA – NEMATOCERA) preocupa a comunidade, em especial na área rural dos municípios, sendo alvo de controle com a coordenação da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Os trabalhos de controle do inseto foram desenvolvidos através da utilização de larvicidas biológicos a base de Bacillus thuringiensis var. israelensis garantindo a preservação do meio ambiente e da fauna associada aos criadouros do inseto: as áreas de água corrente.
Após a adesão ao Programa, foi construído um medidor de vasão dos rios como forma de cálculo das doses de aplicação e em seguida realizado um treinamento com a equipe que desenvolveu o trabalho. Posteriormente foram feitas reuniões nas comunidades com o objetivo de informar os interessados em aplicar o produto nas propriedades e reforçar a importância da conservação do meio ambiente para a redução da incidência do borrachudo.
Outro momento foi marcado pela entrega das doses aos agricultores. A ação foi realizada na sede do escritório da EMATER.
O manejo ambiental, controle mecânico e educação ambiental também fazem parte das diretrizes do programa que são desenvolvidas pelos municípios.