A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
12 de novembro de 2014 as 00:00 / Geral

A valorização da cultura exposta na I Estação Literária

Uma semana especial, dedicada às reflexões sobre a importância da leitura e das diferentes formas de manifestação de cultura. Assim foi o clima contagiante da I Estação Literária, a primeira feira do livro do Município, a qual reuniu e chamou a atenção da comunidade. A programação gratuita iniciou na noite de terça-feira (11) e prossegue até esta quinta-feira (13), no Centro Esportivo Municipal.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades locais, tais como o Prefeito Municipal Geverson Zimmermann e sua esposa Vaneli, o Vice-prefeito, Daniel Caramori, a Secretária de Educação, Marcele Anversa Lima, o Patrono do evento, o escritor Jorge Luis Martins, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alciones Domingos Conte, representantes dos patrocinadores oficiais da feira: Banrisul e Sicredi, além de professores, alunos e familiares. 
O logotipo que marcou a divulgação do evento foi criado pela aluna Letícia Kempfer Sabadini, e o slogan, pela estudante Amanda Fabris. As alunas foram homenageadas no palco. 
Ao fazer uso da palavra, o Patrono agradeceu a oportunidade e enfatizou a honra em ser o patrono da 1ª edição da Estação Literária. “Tenho uma história de superação e acredito que muitos aqui possam se identificar. Também acredito em designos divinos e hoje tenho 03 empresas e cursei 03 faculdades. A vida é um caminho e cada um de nós é responsável pelas escolhas que faz para atingir os resultados”, reiterou o escritor. 
Do mesmo modo, o Prefeito Municipal destacou a importância da feira a qual, segundo ele, “conduz para a valorização da leitura, da música e da cultura de maneira geral”, pontuou. 
A Secretária de Educação ressaltou a presença do Patrono, o qual “representa todos os leitores”. Marcele disse ainda que “o evento é um sonho que se tornou realidade com o compromisso de promover a literatura e as manifestações culturais”.
Já os patrocinadores parabenizaram a equipe organizadora do evento e salientaram a felicidade em colaborar em iniciativas como estas, uma festa em prol da cultura.
Para abrilhantar ainda mais a programação, o Coral Cantares e Orquestra Sinfônica de Estação realizaram suas apresentações. 
A atração da noite foi o show com o humorista Iotti, o qual divertiu a todos com suas piadas e histórias que envolvem geralmente a cultura italiana.

Concurso de fotografias
Na primeira noite da Estação Literária também foram anunciados os vencedores do 2º Concurso de Fotografias com tema “As belezas naturais de Estação”. Um dos principais objetivos foi estimular a sensibilidade artística e despertar os múltiplos olhares sobre o patrimônio do meio ambiente local. 
Os ganhadores foram: Jussara Maria Branchi; Gabriela Portella; Sandra Lis Pimentel; Larissa F. Thomas; Letícia Klosinski; Letícia Aparecida de Carvalho Fraga; Vilson Messerchmidt; Alderi de Almeida e Ana Clara Barancelli Slaviero. Cada um recebeu o prêmio de R$ 100. 
Na ocasião a professora Cleonice Rech recebeu um agradecimento especial, pois foi responsável pela criação das molduras onde estão expostas as fotos. 
As fotografias também serão publicadas no Calendário de Eventos da Prefeitura Municipal de Estação.

Bate papo com o escritor

Durante o 2º dia do evento, estudantes e professores tiveram a oportunidade de conhecer mais e também conversar com o escritor e Patrono da I Estação Literária, Jorge Luis Martins.
“No momento em que uma criança ou um adolescente lê um livro, acende uma luz”. Foram com essas palavras que Jorge iniciou a sua fala e destacou que a feira é um espaço de socialização. Várias foram as dicas e conselhos repassados pelo escritor que teve a vida marcada por muitos momentos de superação. “Não entreguem a vida à própria sorte. Valorizem o que vocês têm. A vida é um caminho e vocês são responsáveis por o que querem atingir. O ser humano não vale por o que ele tem mas por o que ele é”, ressaltou o Patrono.

_________________

As atividades da tarde prosseguiram com o espetáculo teatral “Quando chegar a hora” da Produtora de Arte 2 por 2.


Notícias Semelhantes
Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337-1166 / 1164
E-mail: ouvidoria.pmestacao@gmail.com
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:15 às 17:15