A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
15 de setembro de 2014 as 00:00 / Geral

Final de semana marcado pela abertura da Programação Farroupilha

O último final de semana contou com várias atividades que deram início à Programação da Semana Farroupilha em todo o Estado. No Município de Estação, a comunidade também participou da abertura dos festejos.
Na quinta-feira (11) o grupo da Terceira Idade confraternizou em um almoço. Os integrantes puderam saborear um arroz carreteiro e se divertir com muita música.
Na manhã de sábado (13) os cavalarianos da invernada campeira do CTG Tropilha da Serra foram até a Comunidade de Caixa D’ Água para buscar a chama crioula. Em seguida o grupo passou pela Avenida Lido Tagliari e acompanhou o hasteamento da bandeira, realizado pelo Patrão Ademar Silveira e sua esposa Marisete, no Largo da Estação Férrea. Logo após o grupo se dirigiu ao CTG, local em que foram recepcionados pela patronagem, integrantes das invernadas artísticas e membros da comunidade em geral. O Prefeito Municipal Geverson Zimmermann também prestigiou o evento e salientou a parceria permanente da Prefeitura com o CTG na promoção de eventos que reiterem a importância da história e dos costumes do povo riograndense.
Para o almoço foi preparado um dos pratos típicos do Rio Grande do Sul, a “vaca atolada”.

Domingo foi dia de mateada
Já no domingo (14) a comunidade estaçonense esteve reunida no pátio ao lado do CTG Tropilha da Serra onde foi promovido o 2º Chimarreando. Além da mateada, o público visitou o brechó farroupilha e as crianças se divertiram nos brinquedos infláveis. Tudo isso acompanhado da animação do grupo Os Reis do Fandango.
Flávia Fagundes da Cunha e o esposo Elton reuniram a família para mais um momento de diversão e cultivo às tradições. “Isso tudo é muito bom. Já fui prenda de CTG, meus pais Antônio e Natália, que já faleceram, sempre participavam da entidade. Hoje quando observo esse povo reunido, fico emocionada. A cultura e as tradições precisam ser fortalecidas e a comunidade deve participar”, destacou parabenizando a equipe do Tropilha da Serra e a Prefeitura pela organização do evento.

A programação
A programação farroupilha no Município de Estação prossegue até o sábado (20) com várias atrações e comidas típicas. O próximo evento é nesta terça-feira (16) através do 3º Almoço das Invernadas (massa e galeto). Na quarta-feira (17) acontece a 1ª Noite da Culinária Campeira. O jantar inicia às 20h30min, no CTG.
Já na quinta-feira (18) haverá atividade especial às crianças com o Espetáculo Teatral “A Gauchinha”. Serão realizadas duas sessões, sendo a primeira às 9h30min e a segunda às 14h. Na mesma data também será promovido o jantar da Invernada Campeira (arroz de forno e pernil).
Para o almoço de sexta-feira (19) está prevista a feijoada. No sábado (20), às 9h30min, haverá o tradicional Desfile dos Cavalarianos. Em seguida, a Missa Crioula. À tarde, logo após o almoço, será transmitido o programa “Sangue de Gaúcho”.


Notícias Semelhantes
Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337.1166 / 1164
E-mail: ouvidoria.pmestacao@gmail.com
Expediente:
8:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30