A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
24 de outubro de 2013 as 00:00 / Geral

Famílias rurais de Estação realizam visita técnica sobre bovinocultura de leite

Através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Estação e o Escritório Municipal da EMATER, foi realizada no dia 18 de outubro, uma excursão para os municípios de Taquaruçu do Sul e Seberi. 
Na ocasião, 33 produtores e produtoras do município visitaram duas propriedades onde a atividade principal é a bovinocultura de leite e que participam do “Programa Balde Cheio”, que tem por objetivo elevar a produção leiteira de forma sustentável e eficiente. O Programa transforma as propriedades em unidades demonstrativas onde os visitantes podem aprender técnicas sustentáveis para aumentar a produção de leite.
Pela parte da manhã, técnicos da Prefeitura Municipal de Taquaruçu do Sul e da Coperideal, os quais prestam assessoria técnica às propriedades, expuseram a forma de divulgação e acompanhamento do “Programa Balde Cheio” no município e as vantagens econômicas dos produtores que aderiram ao programa.
Os produtores tiveram a oportunidade de conhecer os sistemas adotados nestas propriedades, visando o aumento da produção de leite e redução dos custos.
Na propriedade de 14 ha da família Ortigara, os dejetos dos animais ficam armazenados em uma esterqueira e são utilizados para fertirrigação, adubação juntamente com a irrigação a pastagem utilizada no sistema de piqueteamento rotativo, o que tem reduzido a necessidade de adubação química das pastagens, diminuindo também os custos de produção e o impacto ambiental. A segunda propriedade visitada possui área total de apenas 4,5 hectares e está conseguindo manter 16 vacas em lactação, conquistando ótimo resultado financeiro.
Os produtores também tiveram a oportunidade de conhecer uma novidade em gramínea para forragem, a grama Jiggs utilizada nas propriedades que também produzem mudas para comercialização utilizando o sistema “Float” em bandejas com 200 mudas. Alguns produtores trouxeram mudas da grama para testar no município.
A equipe municipal da Emater/RS de Estação que acompanhou a atividade, juntamente com os agricultores, avaliaram que a visita foi proveitosa, agregando conhecimentos técnicos que poderão ser colocados em prática. O grupo observou também que muitas tecnologias preconizadas pelo “Programa balde cheio”, tais como, inseminação artificial, criação correta das terneiras instalações adequadas e higiênicas, resfriadores a granel, implantação de pastagens anuais e perenes, além do manejo do rebanho e bem estar animal, já estão sendo colocadas em prática nas propriedades em Estação, onde a produtividade média destas propriedades alcançam de 18 a 25 litros de leite vaca/dia, média muito superior a registrada no Estado que está na faixa de 8 litros de leite vaca/dia.
Outro fato interessante na excursão foi a significativa participação das mulheres produtoras rurais, evidenciando que estão cada vez mais atuantes nos trabalhos e tomada de decisões das propriedades.

 


Notícias Semelhantes
Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337.1166 / 1164
E-mail: ouvidoria.pmestacao@gmail.com
Expediente:
8:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30