A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
16 de setembro de 2013 as 00:00 / Geral

Estação inicia campanha para controle biológico de lagartas do milho

Uma parceria entre a Emater e a Prefeitura Municipal de Estação pretende introduzir uma nova alternativa ao que se refere ao controle das lagartas da espiga e do cartucho em cultivares de milho convencional (não transgênico), reduzindo a necessidade de aplicação de inseticidas na cultura. A campanha vem sendo desenvolvida a nível estadual e a estimativa é abranger uma área de controle de 1.200 hectares no Regional de Erechim e 30 hectares somente no município de Estação.
A Eng. Agrônoma, Rosilene Inês Lehmen, explica que o controle será utilizado inicialmente por 15 agricultores e será realizado o monitoramento em duas propriedades, através do uso de armadilhas para identificar a presença de mariposas, adultos das lagartas. “O controle será realizado através de uma vespinha (Trichogramma sp.) produzida em laboratório, comercializada em cartelas e distribuída nas lavouras de milho, elas atuam impedindo o desenvolvimento das lagartas”, pontua.
Conforme o Chefe do Escritório da Emater de Estação, Celso Luiz Moy, as lagartas atacam a área foliar reduzindo a produtividade, sendo que é necessária a prevenção, pois, depois de instalada, é muito difícil a reversão do problema. “O controle antecipado, após 10 dias do plantio, possibilita que sejam reduzidos os métodos de controle agressivos e a quantidade de inseticidas para esses tipos de lagartas”, completa Celso.
Outras informações sobre a campanha podem ser obtidas com a equipe da Emater através do telefone: 3337 1052.


Notícias Semelhantes
Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337-1166 / 1164
E-mail: ouvidoria.pmestacao@gmail.com
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:15 às 17:15