A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
09 de julho de 2013 as 00:00 / Geral

Estudantes visitam a Central de Triagem do lixo em Estação

Em meio às ações voltadas à conscientização ambiental, alunos de escolas municipais e estaduais de Estação realizaram visitas à Central de Triagem do lixo no Município.

No local foram recepcionados pelo catador de lixo e responsável pela Central, Aldemir Soares de Oliveira, o qual relatou um pouco de sua trajetória e explicou como é desenvolvido o trabalho.

Conforme Aldemir, a rotina exige muita dedicação e os desafios são diários. “As vezes chegam outras coisas que não o lixo seco, o que dificulta a separação. Por isso, é preciso que todas as pessoas colaborem em suas casas”, reforçou o catador explicando que cada embalagem, por exemplo, possui um valor específico, podendo variar entre R$ 0,03/Kg (acrílico) e R$ 10/Kg (cobre). “Realizamos o trabalho sem pensar em lucro e com o foco na preservação do meio ambiente. Nesse propósito contamos com a parceria da Prefeitura para nos auxiliar”, destacou.

A maioria dos estudantes e professores ficou impressionada, valorizando ainda mais a prática que é feita pelos trabalhadores para reaproveitar o lixo e ao mesmo tempo, contribuir na preservação ambiental.

O aluno João Algeri Somavilla comentou que primeiro ficou surpreso com a quantidade de lixo e depois sentiu orgulho. “É muito bom ver que o Município de Estação está destinando o lixo de forma correta e organizada”, pontuou.

Do mesmo modo, a estudante Núbia Moy, considerou a visita até a Central de Triagem, um momento muito importante. “Estou refletindo melhor sobre o lixo, aprendi mais sobre a separação e destinação, e como tudo isso pode se tornar fonte de renda”, ressaltou.

O trabalho também chamou a atenção de Bruna Caroline Rodrigues. “É muito importante e por isso precisamos contribuir em nossas casas, levar em conta os devidos cuidados e observar o lugar de cada embalagem, objeto”, comentou.

 

Isopor utilizado em blocos de concreto

Entre as novidades da Central de Triagem, está a destinação do isopor. O material que até a poucos meses não tinha destino certo, agora está em fase de processamento para utilização em tijolos e blocos de concreto. A inovação está em fase de teste, mas Aldemir demonstra expectativa e alegria ao planejar o sucesso do produto considerado ecologicamente correto. O material está sob avaliação de uma equipe técnica.


Notícias Semelhantes
Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337.1166 / 1164
E-mail: ouvidoria.pmestacao@gmail.com
Expediente:
8:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30
Redes sociais