A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
27 de junho de 2013 as 00:00 / Assistência Social

Terceira Idade aprimora conhecimentos sobre saúde bucal

O tradicional encontro da Terceira Idade contou com uma palestra nesta quinta-feira (27). A ocasião teve a presença da dentista Vanessa Zapello Pires, a qual tratou sobre assuntos relacionados com a saúde bucal, principalmente a prevenção.
Inicialmente, Dra. Vanessa explanou sobre a evolução da odontologia e a diferença desses novos tempos que não são mais ligados ao sofrimento. “No passado, as pessoas tinham até medo de ir ao dentista, os tratamentos eram mais traumáticos, hoje não é mais assim”, explicou.
Também foram dadas orientações sobre higiene, escovação e cuidados com as próteses, que precisam ficar bem adaptadas para ajudarem a saúde bucal e permitirem uma boa alimentação.
Conforme Vanessa, os problemas mais comuns na terceira idade são: próteses mal adaptadas, lesões, além de tártaros e cáries que podem surgir independente da idade. Também estão sujeitas doenças na gengiva, tais como: gengivite e periodontite, as quais podem provocar sangramento e mau hálito. “Com o passar do tempo, a boca muda, assim como todo o corpo. Por isso, a orientação é que a prótese dentária seja substituída a cada 5 ou 6 anos, no máximo”, alertou a dentista.
O principal cuidado para evitar problemas é a escovação dos dentes e também da língua. “A expectativa é que as pessoas envelheçam e mantenham os seus dentes saudáveis. Por isso, as visitas regulares ao dentista, são fundamentais”, acrescentou Vanessa.
Aos 67 anos, Mercedes Daronch Rigo reconhece muito bem a importância de cuidar dos dentes. “Me preocupo muito com a saúde bucal e a palestra foi mais uma oportunidade de aprendizagem. Sempre cuido a escovação e já tenho uma nova avaliação agendada com a dentista”, comentou.
Ao final, foi realizada uma demonstração sobre a forma correta de escovar a prótese e também foram distribuídas escovas de dente para todos.


Notícias Semelhantes
Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337.1166 / 1164
E-mail: ouvidoria.pmestacao@gmail.com
Expediente:
8:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30
Redes sociais