A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
20 de junho de 2013 as 00:00 / Geral

Município de Estação é homenageado na Assembleia Legislativa

O deputado Giovani Feltes (PMDB) homenageou, no Grande Expediente da última terça-feira (18), 60 municípios gaúchos que comemoram em 2013, 25 anos de emancipação política e administrativa. Entre eles, está o município de Estação que celebrou o jubileu de prata no dia 21 de abril.

No momento em que o Congresso Nacional discute as novas regras para as emancipações no País, o parlamentar criticou o engessamento dos orçamentos e a concentração de recursos no governo federal.

O deputado apontou que, no caso da saúde, para suprir as necessidades locais, os prefeitos investem mais de 15% do orçamento, enquanto nos governos estaduais e federal, esses percentuais não chegariam a 12% e 10%, respectivamente. Segundo Feltes, são criados programas, que criam expectativas na população mas, “quem paga são todos os gaúchos, todos os brasileiros”.

O parlamentar defende um novo pacto federativo. Ele atacou a concentração de 60% do bolo tributário na União e defendeu mais recursos para os municípios.

Ao mesmo tempo, convocou os prefeitos a pensar o municipalismo de uma nova forma. “Para que possamos exercitar na plenitude não só a liderança em relação às nossas municipalidades, mas um exercício de fé para que a realidade angustiante, trágica e excludente possa ser revertida”.

Troféu
Antes da sessão plenária, o deputado Giovani Feltes promoveu uma homenagem, entregando troféus aos municípios aniversariantes. Participaram da cerimônia deputados de diferentes bancadas; o secretário de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta; o ex-deputado Helio Musskopf, presidente da Comissão de Estudos Municipais (hoje Assuntos Municipais) na época das emancipações; e o representante da Procuradoria de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles. O prefeito de Tupandi, Carlos Kercher, falou em nome das autoridades municipais.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Westphalen (PP) considerou que o país vive um momento de crise e de ameaça às instituições, e observou que poucas pessoas têm coragem para se candidatar a cargos públicos atualmente. “Parabenizo o homem público que se dispõe a fazer política com as mãos limpas”, concluiu, dirigindo-se aos prefeitos homenageados.

O Prefeito de Estação, Geverson Zimmermann, demonstrou a satisfação em representar o Município em mais esse importante momento. “Percebemos através dos depoimentos dos prefeitos, que os Municípios estão passando por tempos melhores. Melhoraram o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH – se reestruturaram, conquistaram maior autonomia, a população apresenta melhor qualidade de vida, além de observarmos o crescimento do índice de satisfação dos munícipes”, destacou Geverson citando a maior proximidade das pessoas com a administração pública.  


Notícias Semelhantes
Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337-1166 / 1164
E-mail: ouvidoria.pmestacao@gmail.com
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:15 às 17:15