A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
22 de abril de 2013 as 00:00 / Geral

Otávio Cyro Boff recebe Prêmio Cidadão Honorário de Estação

O prêmio visa homenagear homens e mulheres que de alguma forma fazem parte da história do Município ou que contribuíram para o desenvolvimento de Estação que completa 25 anos de história. O escolhido deste ano foi o empresário Otávio Cyro Boff. A sugestão foi feita pelo Vereador Flori Esberci.

A homenagem aconteceu na noite de quarta-feira (17) durante Sessão Solene na Câmara M. de Vereadores. Familiares e amigos do empresário prestigiaram o momento que foi celebrado por todos com satisfação e orgulho. O Prefeito Municipal Geverson Zimmermann e esposa, além do Vice-Prefeito Daniel Caramori e esposa, também estiveram presentes em mais esse importante momento.

O ex-prefeito, Guido Comin e sua esposa Inês realizaram a entrega da placa de Cidadão Honorário de Estação 2013 para o homenageado e a entrega de flores para sua companheira, Rosita Calgaro.

Os Vereadores se pronunciaram destacando a importância das ações realizadas pelo Sr. Otávio e sua família. O Vereador que realizou a indicação enalteceu a oportunidade. “É o reconhecimento de um homem e sua família que veio para a região, incentivou os que estavam próximos e contribuiu para que Estação fosse conhecida em toda região e país”, pontuou Flori.

Do mesmo modo, o Presidente do Legislativo, Moacir Catto, acrescentou: “A marca de Estação é acompanhada da marca de sua empresa”.

Representando a família Boff, o filho de Otávio, o também empresário Hugo, agradeceu a todos pelo momento de alegria e reconhecimento. Também aproveitou para deixar uma mensagem de lição de vida, a qual ressaltou a necessidade de vivermos bem, com qualidade, ao lado das pessoas que amamos, cuidando de todos os detalhes, da saúde e primando pela felicidade.

 

Breve histórico do homenageado:

Filho de Agostinho Florentino Boff e Maria Virgínia Boff, Otávio Cyro Boff nasceu no distrito de Ana Rech, Caxias do Sul, RS, no dia 04 de fevereiro de 1928.

Em 28 de julho de 1951 casou-se com Luiza Andreola, e desta união tiveram cinco filhos: Oscar e Carmen nascidos em Caxias do Sul e Darci, Hugo e Vera nascidos em Butiá Grande, no município de Sertão. A família aumentou e atualmente tem doze netos: Débora, Aline, Flávia, Júnior, Amanda, Gabriel, Vitor Hugo, Fernando, Luana, Marina, Ricardo e Luiza, também tem o privilégio e alegria de contar com dois bisnetos: Afonso e Gabriela.

Veio a residir em Estação em 1968. Com espírito empreendedor sempre acreditou e investiu em nossa região.

Em 1966 fundou a MEPEL Máquinas e Equipamentos Ltda. inicialmente para atender as próprias necessidades, realizando consertos nas máquinas e equipamentos utilizados nas lavouras da família. Aos poucos, juntamente com seus sócios passou a produzir, artesanalmente, pequenos implementos, pois, na época era difícil encontrar quem fabricasse maquinário agrícola na região. A procura pelos equipamentos que fabricava foi aumentando, a pequena oficina virou indústria e, hoje, é uma empresa moderna, rentável e sólida.

No ano de 1969, com uma empresa individual, iniciou a atividade de produção e comércio de sementes e insumos agrícolas. Dez anos após a sua fundação a empresa passou-se a chamar-se Cacil Comercial Agrícola Ciro Ltda, a qual atua até hoje no segmento de comércio de sementes e transportes.

Também está no rol do seu espírito empreendedor a INCOBOL – Indústria e Comércio de Bebidas Boff, que fabricava e comercializava vinhos. Empresa esta que encerrou suas atividades devido à dificuldade de encontrar na região a principal matéria-prima: a uva.

Em seguida, com uma visão de futuro, investiu no estado do Mato Grosso.

Otávio sempre foi membro atuante da comunidade. Entre suas participações podemos destacar:

Presidente do Clube Esportivo e Recreativo de Ipiranga do Sul;

Presidente e fundador da Fundação Beneficiente Nossa Senhora das Dores de Ipiranga do Sul, quando construiram o prédio com a finalidade de ser um hospital e posteriormente virou um colégio;

Em 1963, foi eleito vereador, em Getúlio Vargas, representando o distrito de Ipiranga do Sul, exercendo o seu mandato até 1969. Logo após, foi candidato a Prefeito na sublegenda com Odacir Klein, onde foi eleito Prefeito o Sr. Odacir Klein;

Conselheiro e diretor da Cooperativa Tritícola de Getúlio Vargas;

Conselheiro e diretor da Cooperativa de produção de Banha Sant’Ana;

Em 1970 foi eleito conselheiro da União Sul Brasileira de Cooperativas de Porto Alegre;

Em 1971 foi eleito conselheiro da Cooperativa Vitivinícola Serrana Ltda.;

Sócio fundador da Credigel – Cooperativa de Crédito de Getúlio Vargas;

Presidente do Sindicato Rural;

Membro da Comissão de Emancipação do Município de Estação;

Presidente do Circulo Operário Getuliense;

Fundador e Presidente da Associação Beneficente da Igreja Santa Terezinha;

Fundador da entidade dos Alcoólicos Anônimos de Estação.


Notícias Semelhantes
Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337-1166 / 1164
E-mail: ouvidoria.pmestacao@gmail.com
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:15 às 17:15