A+ A- Alto Contraste

Coleta Seletiva

coleta-seletivaA questão do lixo é preocupante e diz respeito a cada um dos cidadãos do planeta. Com o crescimento demográfico e o consumo exagerado, o descarte de embalagens e de resíduos orgânicos é cada vez maior. A qualidade de vida começa a ser abalada no momento em que não há uma conscientização de que o homem é parte deste ambiente e que tudo retorna e é cíclico.

Uma coleta seletiva efetiva ultrapassa as questões ambientais e diz respeito á qualidade de vida e nível de educação e sensibilização de um povo.

O lixo separado adequadamente favorece a reciclagem e a reutilização de materiais evitando o desperdício.

 

Cronograma da Coleta Seletiva no Perímetro Urbano:

SEGUNDAS, QUARTAS E SEXTAS-FEIRAS:coleta dos resíduos ORGÂNICOS
TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS: coleta dos resíduos SECOS

Perímetro Rural do Município:

A coleta é realizada nas primeiras TERÇAS E QUINTAS -FEIRAS DO MÊS Á TARDE, conforme cronograma a seguir:
TERÇAS: Comunidade Navegantes e Capela São Paulo
QUINTAS-FEIRAS: Linha Cinco, Comunidade Caixa D´Agua, Linha Londero e Colônia Dona Elisa.

ATENÇÃO: OS RESÍDUOS DEVERÃO SER DEPOSITADOS SOMENTE NO DIA QUE SERÁ REALIZADA A COLETA PELO TURNO DA MANHÃ.

Serão coletados apenas os resíduos domésticos como latas, garrafas pet, embalagens tetra park, jornais, vidros, entre outros. Os vidros deverão ser embalados em jornais e identificados para evitar o risco de ferir os coletores.

Diferença entre Lixo seco e Lixo orgânico

Lixo orgânico são restos de alimentos que podem ser utilizados para adubos e os secos para vários outros fins como reciclagens.

Lixo Seco:
Papel, papelão, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas e embalagens em geral,caixa de leite, caixas de papelão (desmontadas), metais (ferrosos e não ferrosos) latas em geral, alumínio, cobre, pequenas sucatas, copos de metal e de vidro, garrafas,potes e frascos de vidro (inteiros ou quebrados), plásticos (todos os tipos), garrafas PET, sacos e embalagens, brinquedos quebrados, utensílios domésticos quebrados.

Lixo Orgânico:
Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Este tipo de lixo é produzido nas residências, escolas, empresas e pela natureza. Podemos citar como exemplos de lixo orgânico: restos de alimentos orgânicos (carnes,vegetais, frutos, cascas de ovos, papel, madeira, ossos, sementes, etc.) Este tipo de lixo precisa ser tratado com todo cuidado, pois pode gerar consequências indesejadas para os seres humanos como, por exemplo, mau cheiro, desenvolvimento de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e insetos. Nestes casos, várias doenças podem surgir, através da contaminação do solo e da água. No processo de decomposição do lixo orgânico é produzido o chorume, que é um líquido viscoso e de cheiro forte e desagradável. O chorume também é um elemento que pode provocar a contaminação do solo e das águas (rios, lagos, lençóis freáticos).O lixo orgânico deve ser depositado em aterros sanitários, seguindo todas as normas de saneamento básico e tratamento de lixo. A população também pode contribuir para o tratamento deste lixo, favorecendo a coleta seletiva do lixo e a reciclagem. Este tipo de lixo também pode ser usado para a produção de energia (biogás), pois em seu processo de decomposição é gerado o gás metano. Outra utilidade do lixo orgânico é a produção de adubo orgânico, muito usado na agricultura, através do processo de compostagem.

As embalagens de agrotóxicos devem ser entregues nos locais onde foi efetuada a compra, sendo responsabilidade da empresa a destinação correta das embalagens (Lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos).

Os pneus devem ser entregues no pátio da secretaria de obras , sendo que os mesmos também recebem um destino diferenciado.

Pilhas e baterias também não devem ser depositadas no lixo comum pois liberam componentes tóxicos como o cádmio, chumbo e mercúrio, contaminando o solo, os cursos d´água e os lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna das regiões próximas e o homem, pela cadeia alimentar. Leve até os ecopontos.

Segue a relação dos ecopontos do município:

No perímetro rural:
– Salão das comunidades

No perímetro urbano:
– Posto incatol
– Posto de Saúde
– Loja do Tuta
– Mercado Webber
– Borsatti Comércio de Alimentos Ltda
– Casa de Carnes e Mercado dos Gaúchos
– Mercado Gado Bom
– Escolas Municipais e Escolas Estaduais

O óleo de cozinha também possui ecopontos de recebimento, sendo eles:

– Bar e lancheira Zulmir Dalacorte
– Centro Comunitário do Bairro Santana
– E.M.E.F Aurélio Castelli
– E.E.E.F. Emílio Tagliari
– E.E.E.M. Francisco de Assis
– E.E.E.F. Maria Nascimento Giacomazzi
– E.M.E.F. Pedro Ceconello
– Padaria e Confeitaria Bons Produtos (Padaria do Thomas)
– Padaria e Confeitaria José Carlos Ribeiro ( Padaria da Neusa)
– Restaurante Clube Cruzeiro do Sul
– Restaurante Lirio Centofante e Cia Ltda
– De preferência o óleo deve ser armazenado em garrafas pet.

Um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água.

coleta-oleoPara coleta dos entulhos deverá ser contratada uma empresa licenciada que irá dispor de papa entulho, devendo apenas ser depositados resíduos da construção. As latas de tintas deverão ser devolvidas nos locais onde foi realizada a compra.

Não jogue os resíduos de construção ou qualquer outro tipo de resíduo em terrenos baldios.

NÃO QUEIME O LIXO!

Conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9605/1998), queimar lixo constitui crime. A Lei define que toda poluição gerada em níveis que provoquem (ou possam provocar) danos à saúde humana, a mortandade de animais ou a destruição da flora implica em reclusão de um a quatro anos, além de multa. O lançamento de resíduos sólidos, líquidos, gasosos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências legais pode resultar em reclusão de até cinco anos.

Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337.1166 / 1164
E-mail: protocolo.pmestacao@gmail.com
Expediente:
8:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30
Redes sociais