A+ A- Alto Contraste
Notícias
20 de abril de 2017 as 11:34 / Geral

Alunos realizam aula prática em supermercado

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Cecconelo os alunos aprendem na prática o que estudam na sala de aula. A turma do 5º ano A, juntamente com a professora Adriana Brunetto visitaram o Supermercado Santa Clara para um projeto de estudos dentro das disciplinas de Matemática, Ciências e Educação Financeira.

Durante a visita, foram abordados assuntos como “as formas de medir”, “valor monetário” e “alimentação saudável”. As crianças também realizaram diversas atividades dentro do supermercado, como: entrevista com o gerente Sr. Gilberto Artuzo e funcionários sobre a história do supermercado, organização e funcionamento do mesmo; observação de rótulos e embalagens de diversos produtos para análise de validade, capacidade de armazenamento e a medida utilizada (quilo, litro, metro) e comparação de valores entre marcas.

Cada grupo de alunos ganhou um bônus de R$ 5,00 para efetuar a compra de um produto. Todos verificaram os preços e passaram pela experiência de compra nos guichês de caixas. A turma demonstrou grande interesse nas atividades e continuará o aprendizado dos temas em sala de aula. Ao final da visita os alunos conversaram com os funcionários sobre a importância da nota fiscal e realizaram uma parceria: clientes que não queiram levar as notas para casa, as funcionárias irão guardar para os alunos da turma irem arrecadar semanalmente e trocar na Prefeitura Municipal no Programa Festival de Prêmio. A professora Adriana ressaltou que para despertar o uso do dinheiro, mostrar a importância de poupar e gastar conscientemente demonstramos para os alunos  conceitos do cotidiano da Educação Financeira interdisciplinar. Ainda, a professora Caroline Tonin Cadorin, membro do grupo GEFIM – Grupo de Educação Fisal Municipal, que acompanha a inserção do tema nas escolas e acompanhou a visitação salienta que nossas crianças precisam e necessitam conhecer um planejamento de vida, que envolve o  ser cidadão, seus direitos, seus deveres, sua escolhas, e como também conhecerem o que é auto-estima, o que podem fazer o que podem ser no futuro. Trabalhar conceitos da educação financeira com alunos demonstra que é possível fazer com que os alunos pensem, pratiquem o raciocínio e alerta os mesmos para o consumo inconsciente e sem planejamento, e que o uso do dinheiro corretamente precisa fazer parte de seu aprendizado no cotidiano.

 


Notícias Semelhantes
Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337.1166 / 1164
E-mail: protocolo.pmestacao@gmail.com
Expediente:
8:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30
Redes sociais