A+ A- Alto Contraste
Notícias
17 de abril de 2017 as 20:26 / Geral

Depressão é tema de Palestra realizada pelo NASF

Na última quinta -feira, 13 de abril, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, NASF , juntamente com a Secretaria de Assistência Social e CRAS, realizou uma importante palestra em comemoração ao Dia Mundial da Saúde com o tema “Depressão – Vamos conversar”, com aproximadamente 120  pessoas presentes. O palestrante foi o Psiquiatra  Dr. Felipe José Barreto que explanou sobre a doença que mais atinge a população hoje em dia.

Nesse ano a Organização Mundial de Saúde deu início a uma campanha sobre DEPRESSÃO, transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida.

Com o lema “VAMOS CONVERSAR”, a iniciativa reforça que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências. Conversar abertamente sobre depressão é o primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele. Assim, cada vez mais pessoas poderão procurar ajuda.

Principais fatos

A depressão é um transtorno mental frequente. Globalmente, estima-se que 350 milhões de pessoas de todas as idades sofrem com esse transtorno.

Depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma muito importante para a carga global de doenças. Mais mulheres são afetadas pela depressão que homens. Existem vários tratamentos eficazes para a doença.

Ela pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano — sendo a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

A carga da depressão e de outras condições de saúde mental está em ascensão no mundo.

Para a Psicóloga do NASF, Ivete Barbieri, a palestra é uma forma de alertar a população para essa doença que atinge cada vez mais as famílias. Na ocasião a população teve a oportunidade de aumentar o conhecimento a cerca do tema e conscientizar-se sobre o cuidado com a saúde e qualidade de vida, buscando orientações para prevenção e tratamento dos sintomas e das causas da depressão. Ressalta Ivete.

Na ocasião os participantes tiveram a oportunidade de prestigiar a Feira de Páscoa realizada pelas artesãs de Estação.


Notícias Semelhantes
Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337.1166 / 1164
E-mail: protocolo.pmestacao@gmail.com
Expediente:
8:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30
Redes sociais