A+ A- Alto Contraste
Notícias
06 de janeiro de 2017 as 08:14 / Geral, Saúde

Controle do transmissor da dengue é realizada em Estação

O município de Estação tornou-se oficialmente infestado pelo Aedes Aegypti em março de 2016 e desde então estamos travando batalhas diárias para o controle do transmissor da Dengue.

Ontem, dia 05 de janeiro uma nova modalidade de trabalho de prevenção da Dengue se fez necessária.

A Secretaria de Saúde através dos Setores Vigilância Ambiental, Epidemiológica e Equipes de Agentes Comunitárias de Saúde; em parceria com a Secretaria de Obras e sob supervisão da 11ª CRS; realizou a aplicação preventiva de Fumacê em uma pequena área de nosso município.

Esta atividade complementa o trabalho de Bloqueio de transmissão da Dengue que tem como principal objetivo a eliminação sistemática e contínua de reservatórios de água que proporcionam ambiente para a proliferação das larvas.

O Fumacê é utilizado quando se necessita eliminar o mosquito; e isto acontece quando existe alguém na comunidade que apresente pelo menos três dos sintomas que indiquem uma suspeita de Dengue.

fumace-1

Este trabalho normalmente é realizado em três etapas:

1ª etapa – Inicia imediatamente quando existe suspeita de Dengue em um cidadão (com aplicação do fumacê);

2ª etapa – acontece após 5 a 7 dias da 1ª etapa, caso ainda não se tenha o resultado de exames do doente suspeito ou quando o exame confirme a doença Dengue. Caso o exame retorne negativo, se suspende as aplicações do Fumacê.

3ª etapa – acontece após 5 a 7 dias da 2ª etapa, caso confirmado de Dengue.

Lembramos que devem ser mantidos e intensificados os cuidados de limpeza nas casas, terrenos e arredores, pois este verão em especial está proporcionando o calor e umidade para proliferação destes insetos.. Somente a associação dos cuidados de prevenção entre a comunidade e município possibilitará a segurança para todos. Também estaremos prevenindo além da Dengue, a Chikungunya, Febre Zica e Febre Amarela que este ano passará a ser uma nova ameaça.

fumace-3

fumace-2


Notícias Semelhantes
Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337.1166 / 1164
E-mail: protocolo.pmestacao@gmail.com
Expediente:
8:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30
Redes sociais