A+ A- Alto Contraste
Notícias
02 de janeiro de 2017 as 13:15 / Saúde

Alerta: Possibilidade de Febre Amarela

 

A Secretaria de Saúde de Estação comunica que o Estado do Rio Grande do Sul, a partir do dia 20 de dezembro está em alerta; diante da possibilidade de casos de Febre Amarela e de possível epizootia. Lembramos que não há no momento casos registrados aqui, mas há casos em vários outros estados.

O Bugio e o Macaco Prego são primatas não humanos que servem de sentinela para a descoberta da Febre Amarela em uma região. Isto quer dizer que se houverem casos na região, os primeiros a adoecerem são eles, sinalizando o risco para a comunidade e orientando as equipes de saúde e meio ambiente para realizar os trabalhos de prevenção.

Este alerta contempla as seguintes orientações, principalmente direcionado aos moradores do interior:

  • Nunca matar o Bugio ou o Macaco Prego, pois são muito importantes para proteção da comunidade;
  • Caso encontrem em suas propriedades esses animais já mortos, favor não transportar, não retirar do local ou manusear o animal morto, deve-se apenas cobrir com uma caixa e colocar pedras em cima; e imediatamente comunicar o setor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do município. A coleta do material é de responsabilidade da 11ª CRS.

Os munícipes podem se antecipar ao problema protegendo se principalmente de duas formas:

  1. A prevenção da Febre Amarela é a mesma prevenção da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, portanto começa limpando e eliminando os reservatórios de água que possam servir de criatório para larva de mosquito. O Aedes aegypti é ser transmissor da Febre Amarela.
  2. Revisar sua carteira de vacinas e caso nunca tenham sido vacinados contra a Febre Amarela, procurar o Posto de Saúde para realizar a vacinação. Na UBS de Estação, esta vacina é aplicada sempre nas 3ª feiras.

Cada cidadão deve tomar a iniciativa de manter a comunidade em segurança, juntando os materiais que podem servir de criadouros das larvas e que estão em locais de convivência comum, cuidando de suas casas, pátios e arredores; auxiliando pessoas da comunidade que possam ter dificuldade de fazer este cuidado.

Lembre-se que cuidando da sua casa você estará protegendo você, sua família, seus amigos, vizinhos e toda a comunidade!!!

Faça a sua parte!!!


Notícias Semelhantes
Estação/RS
Rua Fiorello Piazetta, 95 - CEP: 99930-000
Telefone: (54) 3337.1166 / 1164
E-mail: protocolo.pmestacao@gmail.com
Expediente:
8:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30
Redes sociais